Vem chuva por aí?

Vem chuva por aí?

Grandes prejuízos para nossa região e Estado, começam as previsões para o próximo ciclo agrícola. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia), a probabilidade de ocorrência do El Niño em junho, julho e agosto de 2023 é de 75% devido a um aquecimento significativo do Oceano Pacífico.

Chuvas normalizadas

Desde o mês de março, a temperatura das águas do Pacífico estão próximas às médias históricas, e isso mostra uma neutralidade desse efeito nas chuvas. Alguns modelos internacionais apontam que esse efeito pode se prolongar até outubro, ou seja, teríamos chuvas próximas ao normal durante esse período.

El Niño, La Niña ou neutro?

A grande pergunta hoje é sobre qual fenômeno climático estará afetando o clima do Brasil e da região na próxima safra. Embora essa pergunta ainda não possa ser respondida com certeza, o mais provavel segue sendo a ocorrência de El Niño ou a neutralidade. De qualquer maneira, as perspectivas são boas para o regime de chuvas no nosso Estado. Esperamos que isso se confirme!

Como isso afeta nossas culturas da região?

A volta das chuvas pode significar um alívio para os produtores de soja e milho da região. Entretanto, com maior volume de chuvas, o cultivo de soja em várzea precisa ser bem planejado, para que a cultura não sofra com excesso hídrico.

Planejamento

Pode parecer precipitado pensar na próxima safra agrícola, no momento que ainda estamos terminando de colher a safra 2022/2023. Todavia, o agricultor gaúcho precisa sempre estar atento às previsões e para onde o mercado está indo. Afinal, tão importante quanto produzir em quantidade e qualidade, a comercialização dos produtos é chave para uma melhor rentabilidade do agricultor.

Colheita da soja

A área de soja colhida na região de Santa Maria já atingiu mais de 50% da área. Segundo os dados da Emater, a média de produtividade está abaixo dos 30 sacos por hectare. Além disso, a qualidade dos grãos colhidos tem sido outro problema enfrentado pelos agricultores.

Arroz quase finalizado

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A safra de arroz já está praticamente toda colhida na região. As médias de produtividade vão ficar abaixo da previsão inicial em cerca de 7%. Esses resultados se devem aos problemas de irrigação enfrentados durante o ciclo da cultura.

Dia Nacional de Conservação do Solo

No dia 15 de abril se celebrou no Brasil o Dia Nacional de Conservação do Solo. Esse é um dia extremamente importante, pois não existe agricultura de larga escala e sustentável sem solo. Por isso, a consciência sobre a importância da conservação do solo é fundamental para o futuro da agricultura.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa-mariense é campeão estadual no Amazonas Anterior

Santa-mariense é campeão estadual no Amazonas

Novos telefones da Justiça Eleitoral Próximo

Novos telefones da Justiça Eleitoral

Geral